Manual de Identidade Visual do Grupo de Educação Fiscal Estadual – GEFE/SP

Vivemos num mundo dominado por símbolos e representações gráficas, onde as marcas desempenham um papel fundamental de vetores de comunicação. A marca de uma empresa é um de seus principais patrimônios. É por meio dela que uma instituição apresenta seus valores, sua filosofia, sua postura profissional, torna-se visível e reconhecida pelo público. Este manual tem como objetivo estabelecer um conjunto de regras para que a aplicação e o uso dos elementos de Identidade Visual do GefeSP, Grupo de Educação Fiscal Estadual, sejam estabelecidos de maneira uniforme e coerente.

O símbolo gráfico representa um lápis, índice comum do universo da educação amplamente utilizado. A divisão longitudinal e o deslocamento das partes revelam o mapa do Estado de São Paulo no topo do lápis. Cada parte pode ser assim entendida: de um lado o Governo e do outro o contribuinte.

O caminho percorrido pelo lápis tem dois sentidos e denota o tributo que é arrecadado e o que é revertido em benefício da população.

Foi aplicada uma tipografia moderna para garantir uma perfeita legibilidade e identificação do logotipo GefeSP – Grupo de Educação Fiscal Estadual. Dessa forma, o logotipo transmite solidez e segurança. Seu desenho suave e a transição de pesos entre “Gefe” e “SP” reforçam os sentidos de movimento, versatilidade e dinamismo aplicados no símbolo gráfico. De acordo com a psicologia das cores, o azul traduz inteligência, comunicação, confiança e eficiência. A cor ouro denota riqueza, fortaleza, abundância e sabedoria.

Conheça um pouco mais sobre a logomarca do GefeSP, sua aplicação e versões de aplicabilidade acessando o Manual GEFE-SP.

 
Home