Notícias

Fazesp participa da Semana da Conciliação e Mediação
09/11/2018




A Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp) abordou o tema educação fiscal na Semana da Conciliação e Mediação – Justiça Federal, encerrada na última quinta (8/11). Promovido pela Escola de Servidores da Justiça Federal de São Paulo no prédio da Justiça Federal, na Praça da República, centro da Capital, o evento reuniu contribuintes, advogados, magistrados e servidores públicos em torno dos temas como educação fiscal, empreendedorismo, recursos de acessibilidade digital e sustentabilidade.

Diretora do Centro de Educação Fiscal da Fazesp e coordenadora do Grupo de Educação Fiscal do Estado de São Paulo, Magda Wajcberg foi uma das palestrantes e abordou o tema “Fundamentos da Educação Fiscal”. Ela detalhou os objetivos do programa, seus pilares e as diretrizes tributárias e sociais que compõem o portfólio de ações. “Esse tipo de evento é importante para mostrar como o Estado e a administração tributária podem estreitar os laços com o contribuinte”, afirmou.

A Semana da Conciliação e Mediação ocorre anualmente desde 2006 e envolve os tribunais de Justiça, do Trabalho e federais, que são responsáveis por selecionar processos que tenham possibilidade de acordo, intimando as partes envolvidas a participar de sessões de conciliação. Seu objetivo é promover políticas públicas voltadas à resolução de conflitos nos tribunais para evitar desgastes ao cidadão, buscando rapidez e eficiência para resolver questões como pensão alimentícia, partilha de bens, dívidas ou litígios trabalhistas.