Notícias

Ação de Educação Fiscal promovida pelo Fisco Paulista repercute na impensa


No dia 21 de setembro, dia do auditor fiscal, mais de 100 AFRs ministraram palestras em escolas da rede pública estadual.
Fonte: SINAFRESP - 26/09/2018


No dia 21 de setembro, dia do auditor fiscal, agentes fiscais de rendas de todas as regionais do Estado participaram de uma ação especial em 105 escolas estaduais, onde ministraram palestras, para os alunos, sobre educação fiscal. Muitos compartilharam fotos nas redes sociais, ressaltando a experiência vivenciada.


A ação foi promovida pelo Centro de Educação Fiscal – CEF, da Escola Fazendária do estado de São Paulo - Fazesp, com o apoio do Sinafresp e da Afresp, como parte da comemoração do dia do auditor fiscal. As entidades também divulgaram a realização das palestras para a imprensa, destacando que o Fisco Paulista levou educação fiscal e cidadania aos estudantes por meio dessa ação. As rádios Jovem Pan (Ligado na Cidade – Edição de 21/09/2018) e USP, Folha do Servidor e os blogues do Servidor (do jornal Correio Braziliense) e do AFR (tradicional mídia do servidor Teo Franco) mostraram esse trabalho de interação da categoria com a sociedade. O Sinafresp também fez a filmagem de uma das palestras e entrevistou o secretário da Fazenda, Luiz Cláudio de Carvalho, sobre o projeto, para produzir um vídeo que promoverá o programa e essa atuação do Fisco Paulista.

Durante a ação, foi distribuído para os estudantes um folder elaborado pelo CEF e patrocinado pelo Sinafresp, com o conteúdo dos projetos Educação Fiscal e Orçamento Participativo Jovem (da Secretaria Estadual de Educação) e ainda um texto escrito por Teo Franco sobre o dia do auditor fiscal, mostrando a importância do trabalho desempenhado por esses servidores, já que a palestra também trouxe informações sobre carreira pública.

Leia o Folder

As palestras do dia 21 constituíram uma ação especial que se destacou por ser um esforço concentrado no mesmo dia, que beneficiou mais de 5 mil alunos ao mesmo tempo, fazendo ainda a interface dos conteúdos de educação fiscal com o programa Orçamento Participativo Jovem (OP Jovem), da Secretaria da Educação, e subsidiando os estudantes a aplicarem nele os conteúdos aprendidos na palestra. As atividades do programa da Educação Fiscal são abrangentes e voltadas para toda a sociedade, sendo que há atividades para o ensino, desde o fundamental até o universitário, e para o cidadão comum ou para especialistas, como contabilistas e advogados tributaristas. As atividades são planejadas e desenvolvidas pelo Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe/SP). Os AFRs que tiverem interesse em participar de atividades do programa ou obter mais informações podem acessar o site www.educacaofiscal.sp.gov.br ou encaminhar um e-mail para: fazespeducacaofiscal@fazenda.sp.gov.br