Notícias

Concurso de Desenho “Minha Arte na Capa”, da Secretaria Estadual de Educação, tem o apoio do GefeSP

Primeira fase da iniciativa vai até 3 de agosto; vencedores terão suas obras nas capas do Kit Escolar – 2019

O concurso #minhaartenacapa está embasado na necessidade de construção de políticas públicas de forma participativa e é destinado a alunos e servidores da rede pública estadual, que participarão no processo de ilustração/diagramação do Kit Escolar – 2019. O concurso é uma ação de integração dos projetos da Secretaria de Educação Estadual “Gestão Democrática” e “Cozinheiros da Educação”.

A primeira fase da iniciativa se encerra em 3 de agosto, quando a escola será responsável pelo encaminhamento dos desenhos selecionados, devidamente embalados, à Diretoria de Ensino. São dois temas, e a escolha fica a cargo do próprio participante: CIDADANIA EM AÇÃO – Compreensão da importância da participação social; e ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE – Compreensão de todos os aspectos que englobam uma alimentação adequada, saudável e consciente, com base nas diretrizes preconizadas pelo Guia Alimentar da População Brasileira. A participação se dará por adesão, respeitando aos seguintes grupos e categorias: alunos regularmente matriculados e frequentes na rede estadual de ensino. Nesse segmento, também se incluem os alunos pertencentes às Classes Hospitalares; Educação Escolar Indígena; Educação Escolar Quilombola e Fundação Casa. As categorias são divididas em três grupos, sendo o primeiro Ensino Fundamental – Ciclo I, o segundo Ensino Fundamental – Ciclo II e EJA – Educação para Jovens e Adultos e o terceiro Ensino Médio e EJA.

O trabalho poderá ser realizado individualmente ou em equipe de até três (03) participantes, desde que pertençam à mesma categoria. Os alunos deverão escolher, democraticamente, um professor orientador, que será responsável também pela autenticidade da produção.

O concurso tem o objetivo, entre outros, de enfatizar a participação coletiva e a cultura democrática no cotidiano das escolas e de suas comunidades; envolver alunos e servidores da rede num programa diversificado de ações, de forma que vivenciem todo o processo de democratização escolar; incentivar a educação para a cidadania e o controle social entre os públicos infantil e adulto; desenvolver e estimular noções do funcionamento de orçamento e gasto públicos; conscientizar e Incentivar a preservação e proteção do Patrimônio Público Escolar, com ênfase no compromisso da população com o bem público e a corresponsabilidade entre governo e sociedade, entre outros.



Clique aqui e leia o Regulamento do Concurso.