Gefe/SP e AFRESP sediaram a 64ª Reunião do Grupo de Trabalho de Educação Fiscal

A Associação dos Agentes Fiscais de Rendas do estado de São Paulo - Afresp sediou entre os dias 22 e 24/08, a 64ª Reunião do Grupo de Trabalho de Educação Fiscal – GEF, realizada pela Escola de Administração Fazendária (Esaf), com apoio da Fazesp – Escola Fazendária do estado de São Paulo.

Aproximadamente 70 pessoas participaram do evento. Entre elas representantes das Secretarias de Fazenda de todos os Estados, da Secretaria da Educação, da Procuradoria da Fazenda Nacional e da Receita Federal.

A abertura do evento contou com a presença do Secretário da Fazenda, Helcio Tokeshi; do presidente da Afresp e vice-presidente da Febrafite, Rodrigo Spada; da Coordenadora do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), Ana Karoline Crispim; do coordenador da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria da Fazenda de SP, Rogério Pedace; do diretor da Fazesp, Rodrigo Bezerra e da diretora do Centro de Educação Fiscal da Fazesp, Gabriela Maia Lubies de Sousa.

O diretor da Fazesp, Rodrigo Bezerra, agradeceu a presença de todos, ressaltou a importância do encontro e falou sobre a programação, que contou como atividade de capacitação um Workshop sobre Design Thinking, além da apresentação “Boas Práticas” do Gefe/SP: Institucionalização da Educação Fiscal na Secretaria da Fazenda, e de uma palestra sobre “Ética e Cidadania”, com Marco Antonio Villa.

Segundo destacou Rodrigo Spada, presidente da Afresp, é uma grande honra para a Associação poder apoiar eventos como esse. Spada destacou e convidou os presentes a conhecerem todas as ações desenvolvidas pelo Movimento VIVA.

O Secretário da Fazenda, Helcio Tokeshi, falou sobre a importância da educação na prática: “Temos que ter a vontade de plantar a cidadania e também a percepção de que isso é um trabalho constante e árduo, mas necessário”. Além disso, Tokeshi reforçou que a sociedade tem que saber qual o papel do Estado e o que deseja que seja financiado por ele.

Ainda durante a abertura do evento, o presidente da Afresp, Rodrigo Spada, acompanhado da diretora do Centro de Educação Fiscal da Fazesp, Gabriela Maia Lubies de Sousa, entregou para a professora Gisele Craveiro, da USP, um cheque no valor de R$ 10 mil como reconhecimento pelo projeto Cuidando do meu bairro ter sido o vencedor da categoria Instituições do Prêmio de Educação Fiscal 2016, promovido pela Febrafite em parceria com a Esaf.

O projeto Cuidando do meu bairro, desenvolvido pelos alunos de graduação e pós-graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP), é um aplicativo que disponibiliza um mapa e informações sobre as obras da Prefeitura de São Paulo em tempo real. Atualizada diariamente, a plataforma utiliza o georreferenciamento para localizar os pontos nos quais há obras em andamento.