3º Curso de Formação de Educadores Fiscais

Nos dias 04, 05 e 06 de outubro foi realizada a 3ª edição da Formação de Educadores Fiscais no edifício-sede da Secretaria da Fazenda. O objetivo dessa formação é ampliar a rede de educadores fiscais, fortalecendo e ampliando as atividades das Regionais em todo o Estado de São Paulo, para que possam, no âmbito da Educação Fiscal, realizar eventos/feiras, promover palestras e seminários, buscar parcerias com outros órgãos públicos e particulares, prestar atendimento às demandas locais e promover a interlocução com o Centro de Educação Fiscal.

Participaram da formação, representantes e suplentes regionais de educação fiscal, servidores que já fazem parte da nossa rede de educadores fiscais e fazendários em geral. Também contamos com a presença da gerente do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), Fabiana Baptistucci e da auditora-fiscal da Secretaria da Fazenda de Alagoas, Glacia Tavares.

O curso contou com palestras sobre Educação Fiscal no Estado de São Paulo, no Brasil e no mundo, Direitos Fundamentais/Judicialização, Função Social do Tributo, Federalismo e Repartição de Receitas, Gastos Públicos com Políticas Sociais, Planejamento e Orçamento Público, Ferramenta e Controle Social, Observatório Social e Ética. Foram palestrantes no evento, além de Agentes Fiscais de Renda da Sefaz-SP, servidores da CGU e Receita Federal. A palestra que encerrou o curso foi ministrada pela filósofa e professora Márcia Tiburi, que discorreu sua apresentação baseada em três tópicos: ética, educação e cidadania, provocando no público uma reflexão sobre a atual e complicada situação brasileira.

No dia da abertura ocorreu um momento especial com a homenagem ao coordenador do curso DEF - Disseminadores de Educação Fiscal, em São Paulo, Augusto Jeronimo Martini, pelos mais de dez anos de coordenação do curso, por sua dedicação e empenho para a promoção do Programa Nacional de Educação Fiscal.