GefeSP promoveu ações no Dia Internacional Contra a Corrupção

São Paulo, 10 de dezembro de 2019

No dia 09/12, em comemoração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), por meio do Grupo de Educação Fiscal Estadual (Gefe-SP), coordenado pelo Centro de Educação Fiscal (CEF) da Escola de Governo (EGESP), participou da II Feira dos Direitos Humanos promovida pela Secretaria da Justiça e Cidadania, onde o tema combate à corrupção foi abordado, além de outras ações nas Delegacias Regionais Tributárias.

O evento, realizado no Pateo do Collegio, no Centro Histórico de São Paulo, ofereceu à população mais de 40 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, mercado de trabalho, assistência social, bem-estar e beleza, entre outras.

II Feira de Direitos Humanos – Páteo do Colégio

O Gefe-SP, em seu estande, atendeu 650 cidadãos, passando-lhes importantes conceitos sobre a Educação Fiscal como exercício de cidadania e sobre gestão dos recursos públicos.

Paralelamente ocorreram, na Capital e Interior de São Paulo, diversas ações, organizadas pelos Representantes Regionais de Educação Fiscal e suas equipes. As regionais de Marília, Bauru, Araçatuba, Taubaté e Posto Fiscal de São José dos Campos, São José do Rio Preto e Posto Fiscal de Jales, Sorocaba e a Delegacia Regional Tributária do Tatuapé distribuíram folhetos e cartilhas e abordaram servidores e contribuintes, nos Postos Fiscais e Centrais de Pronto Atendimento, informando quanto à importância da Educação Fiscal no combate à corrupção. Ao todo foram sensibilizadas cerca de 1.800 pessoas.

DRT-03 – Taubaté

Posto Fiscal São José dos Campos

DRT-07 – Bauru

DRT-08 – São José do Rio Preto

Posto Fiscal de Jales

DRT-09 – Araçatuba

DRT-11 – Marília

DRTC I – Tatuapé

Em Marília, além da ação pontual, o servidor Jair Rosa concedeu entrevista ao vivo para um canal de TV local, expondo sobre as atividades de educação fiscal no estado e à data alusiva.

A data comemorada em 9 de dezembro - Dia Internacional Contra a Corrupção, é uma referência à assinatura, por mais de 110 países, da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, que ocorreu na cidade mexicana de Mérida, em 2003. No Brasil, a Convenção foi promulgada em 31 de janeiro de 2006, passando a vigorar com força de lei.