Notícias

Primeira Edição do Game da Cidadania, da Controladoria-Geral da União (CGU)

São Paulo, 19 de agosto de 2019

Em cerimônia ocorrida em junho, no espaço central da 35ª Feira Internacional do Livro (Felib), ao lado do Museu da República, em Brasília –DF, a Controladoria-Geral da União (CGU) lançou mais uma das suas ações de Educação Cidadã: a 1ª Edição do Game da Cidadania.

 

 

Fruto de parceria entre a CGU e o Projeto Diálogos Setoriais, o Game da Cidadania tem o objetivo de estimular a reflexão e a conduta ética e cidadã entre o público adolescente e jovem, além de desenvolver a consciência crítica sobre pequenos atos de corrupção, que muitas vezes passam despercebidos no dia a dia das pessoas e são, indevidamente, tratados como algo normal ou de pouca relevância.

O Game da Cidadania é uma atividade gamificada, realizada em plataforma virtual que conta com regulamento e sistema próprios e está estruturado em 03 etapas:

-1ª etapa - Inscrição do participante no sistema de concursos da CGU – cadastro com dados dos participantes;

- 2ª etapa - Game - jogo com base em gamificação/storytelling com o tema “cidadania todo dia” que apresenta situações de conflitos éticos do cotidiano para que o participante possa optar pelo posicionamento correto;

- 3ª etapa - Concurso de Vídeo – última etapa na qual os participantes que conseguirem acertar todas as questões da etapa anterior e fizerem a pontuação máxima ganham o direito de poder enviar o link de 1 vídeo de 1 minuto (1 minuto de cidadania) produzido por ele mesmo para concorrer a prêmios. Os vídeos serão julgados por comissão julgadora publicada em portaria.

Serão premiados os 10 melhores vídeos, inéditos, sem distinção de posição. Os vídeos vencedores serão publicados nas páginas e redes sociais da CGU a fim de tornar o participante um protagonista da ação de combate à corrupção. Além disso, os seus autores também receberão, cada um , o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais) e um certificado de participação da CGU.

Poderão participar do Game os jovens com idade entre 12 e 17 anos. A inscrição e participação vai até 25/10/2019, é gratuita e deverá ser realizada pela internet, por meio do Sistema de Concursos da CGU, cujo link está disponível no Portal da Educação Cidadã, no seguinte endereço eletrônico: https://educacaocidada.cgu.gov.br/programas/game-da-cidadania.

Serviço:

- Portaria nº 1843/2019

- Apresentação do Game da Cidadania

- Flyer de divulgação para redes sociais

- Guia do Professor