Notícias

Programa “Fazenda vai à Escola” leva palestras sobre Educação Fiscal e cidadania para 39 escolas de Sorocaba

Ação visa ajudar jovens a compreender a função socioeconômica dos tributos e sua importância nas políticas públicas

A Secretaria da Fazenda e Planejamento, por meio do programa “Fazenda vai à Escola”, está levando neste mês de junho palestras sobre Educação Fiscal e cidadania para 39 escolas públicas de Sorocaba. A ação pretende sensibilizar os estudantes e professores para a função social do tributo, estimulando o conhecimento da tributação.

A palestra exemplifica a influência dos tributos nas decisões cotidianas, demonstra a importância das receitas tributarias na construção da sociedade e cria senso crítico nos alunos, inclusive, para analisar e entender a tributação brasileira.

As apresentações, com duas horas de duração, serão realizadas pelos Auditores Fiscais de Rendas e Fazendários com qualificação em Educação Fiscal da Delegacia Regional Tributária de Sorocaba (DRT-4). Além de conceituar as regras da tributação, o objetivo é estimular os jovens a conhecer o funcionamento da administração pública, acompanhar a aplicação dos recursos públicos e despertar o desejo de exercer a cidadania plena, cobrando inclusive por seus direitos.

Esse ciclo de palestras mobiliza 20 servidores e irá impactar cerca de 2,5 mil estudantes. A estimativa do Centro de Educação Fiscal da Escola de Governo é atender 80 escolas de Sorocaba até o final do ano, com público estimado de 5 mil pessoas. A ideia do projeto é expandir a ação para outros Municípios da Região.

As escolas públicas e privadas interessadas em receber as palestras devem entrar em contato pelo e-mail educacaofiscal@fazenda.sp.gov.br. Veja abaixo a lista de escolas que receberão o programa “Fazenda vai à escola” em Sorocaba.