Evento orienta para educação fiscal

Seminário destaca importância da participação sobre controle dos gastos - 26/02/14

O evento, que vem sendo desenvolvido em diversas regiões administrativas paulistas, é uma realização da Secretaria da Fazenda em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam). Fiscal de rendas do Estado, Sílvio Mendonça explica que o seminário visa ampliar a abrangência do Programa de Educação Fiscal para a Cidadania, do qual ele é coordenador e que está vinculado à Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp).

Por meio do programa, atividades são instituídas para sensibilizar a sociedade sobre a importância do pagamento de impostos, que possuem uma função socioeconômica, e da participação social sobre o controle dos gastos públicos. “Os cidadãos podem e devem exigir transparência sobre a aplicação destes recursos, para fazer com que, efetivamente, atendam as demandas da sua comunidade”, frisa Mendonça.

Como o programa visa alcançar públicos diferenciados – entre estudantes, entidades de classe, ONGs, gestores e servidores públicos -, diversos projetos podem ser desenvolvidos para que ele seja implementado. “Há a possibilidade, inclusive, da capacitação de professores para ações dentro das escolas”, observa.

No evento, os gestores foram orientados sobre as estratégias para instituir, inclusive em parceria com Estado e governo federal, campanhas informativas de acordo com o perfil de cada público específico. Como o seminário serviu apenas como incentivo inicial, as cerca de 20 prefeituras participantes foram convidadas a integrar a rede Célula de Inovação do Município (CIM), ferramenta online onde são desenvolvidos fóruns de discussão permanente.

“Administrado pela Fundação Cepam, esta rede é um espaço onde toda a sociedade pode debater e se informar sobre políticas públicas. Nela, criamos um grupo de discussão em são convidados a se cadastrar todos os que participaram dos seminários de educação fiscal”, completa.