Notícias

GEFE/SP – Grupo de Educação Fiscal Estadual divulga que estão abertas inscrições para curso à distância de Disseminadores de Educação Fiscal
 

Os interessados em fazer o curso à distância de Disseminadores de Educação Fiscal poderão inscrever-se até o dia 25 de março de 2014. O curso, promovido em São Paulo em parceria pela Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ, Secretaria de Estado da Educação, e a Receita Federal será realizado através da internet, no período de 26 de março a 01 de junho.

Oferecido no Estado desde 2004, o curso já capacitou milhares disseminadores, que atuam como multiplicadores da proposta nos seus locais de trabalho. Os interessados deverão preencher a o formulário e aguardar o contato do coordenador estadual do curso: Augusto Jeronimo Martini, funcionário da FAZESP, entre os dias 18 e 25 de março.

Ministrado por meio da Escola de Administração Fazendária - ESAF, as atividades pedagógicas do curso acontecerão via Internet, sendo destinadas 2200 vagas a professores das redes estadual e municipal, para servidores públicos e população em geral. Inserido no Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF, essa ação surgiu a partir do resultado de um trabalho conjunto entre os Ministérios da Fazenda e da Educação, assim como, entre as Secretaria do Tesouro Nacional e da Receita Federal, que também participam da ação, enquanto órgãos gestores das diretrizes do programa em nível nacional.

Essa qualificação irá promover e institucionalizar a Educação Fiscal em instituições públicas, como instrumento de ampliação do exercício da cidadania, o que envolve, principalmente, a relação do cidadão com o Estado.

Curso

O propósito do curso a distância é dar continuidade à formação e à ampliação da rede nacional de educadores que irão atuar nas escolas e com a sociedade na disseminação do PNEF.

Os conteúdos programáticos do Curso estarão organizados em quatro módulos obrigatórios e mais um para elaboração de projetos pedagógicos, totalizando 120 horas aulas (que, dependendo da habilidade do aluno pode reduzir essas horas em até 70%). São priorizadas as seguintes temáticas: Educação Fiscal no Contexto Social, A Relação Estado e Sociedade, Função Social dos Tributos e Gestão Democrática dos Recursos Públicos.

Ao final de cada módulo haverá uma avaliação online de aprendizagem e participação em fóruns de discussão para verificação dos rendimentos obtidos pelos participantes.

O curso é totalmente gratuito e será desenvolvido na modalidade educação a distância, via internet.
Para acessar a escola virtual, os alunos receberão uma senha pessoal no e-mail, indicado no cadastro da escola, no ato da confirmação de sua matrícula.

Entre os dias 26 de março e 02 de abril o aluno contemplado com uma vaga e que não acessar o ambiente virtual poderá ser substituído. Também nesse prazo o aluno matriculado, depois de visitar o ambiente virtual de aprendizagem e se perceber que o curso não lhe é adequado poderá manifestar desistência, fazendo um pedido formal, por e-mail.

Receberá certificado de aprovação o aluno que realizar as avaliações dos 4 módulos, , participar dos 4 debates dos temas (obrigatórios) do fórum, participar na elaboração de um projeto pedagógico no 5º módulo (desejável) e obtiver média igual ou superior a 7,0 que equivale a (70%) de aproveitamento geral do curso.