Notícias

Projetos pedagógicos do curso de Disseminadores de Educação Fiscal recebem prêmio
 

Projetos pedagógicos integrantes do curso à distância de Disseminadores de Educação Fiscal, promovido pela Escola Fazendária de São Paulo (Fazesp), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), conquistaram cinco prêmios em concurso organizado pelo Grupo de Educação Fiscal do Estado de São Paulo (GEFE-SP). Os trabalhos foram selecionados pela comissão julgadora no dia 28 de fevereiro e compreendem as categorias Projeto Pedagógico e Plano de Ação. Os certificados e prêmios foram entregues no último dia 25, em evento no Pequeno Auditório da Fazesp.

Na ocasião, se comemorou também o "Dia nacional do respeito ao Contribuinte" - criado por Lei Federal -, com palestra a respeito da transparência da gestão Fiscal e da inserção do contribuinte e do cidadão nesse processo, proferida pelo Dr. Gustavo Gonçalves Úngaro, Presidente da Corregedoria Geral da Administração.

Na categoria Projeto Pedagógico, o primeiro lugar foi para o projeto denominado "Grupo de estudos de controle social fiscal da Unesp", que visa a formação de estudantes de comunicação social como agentes efetivos e ativos no exercício da cidadania e nos processos democráticos. A segunda colocação ficou com o projeto "De onde Vem", que trabalha a conscientização dos alunos sobre a importância do cuidado com o seu material e preservação do meio ambiente. O trabalho de "Disseminação sobre conhecimentos em tributação em forma de aprendizado", que busca mostrar aos colaboradores da FCT- UNESP - Campus de Presidente Prudente, EMEIF Carlo Ceriane e do Curso de Técnico em Serviços Jurídicos do Centro Paula Souza, os caminhos a serem seguidos para que consigam auxiliar no combate a sonegação de tributos, sendo que paralelamente a esta ação, a atualização constante sobre as formas e medidas legais de se fiscalizar e cobrar o uso destes tributos, conquistou o 3º lugar.

Na categoria Plano de Ação, o projeto "Conhecendo o FUNDEB - Controle Social e Qualidade da Educação", que estuda o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação obteve o 1º lugar, enquanto que o projeto "O Socioeducativo em busca de uma educação fiscal", conquistou o 2º lugar

 

O Concurso Destaque de Projetos Pedagógicos do Curso à Distância de Disseminadores de Educação Fiscal/2011, em sua segunda edição, buscou fomentar a pesquisa, desenvolvimento e execução de projetos sobre educação fiscal e controle social.

Além de estimular o comprometimento do cidadão, através de informações sobre os efeitos causados à sociedade pela sonegação fiscal, o concurso é uma vertente do Programa Nacional e Educação Fiscal (PNEF), reconhecendo trabalhos de qualidade e de aplicabilidade apresentados por alunos do curso a distância de Disseminadores de Educação Fiscal.