Curso “Disseminadores de Educação Fiscal” é resultado de parceria entre as secretarias de Estado Fazenda e da Educação
Cerca de 910 professores-coordenadores participam de formação para trabalhar temas como gestão de recursos públicos e cidadania nas escolas estaduais

A partir de 20 de agosto, as secretarias de Estado da Educação e da Fazenda passaram a oferecer a educadores da rede estadual o curso a distância "Disseminadores de Educação Fiscal". Até 19 de novembro, participam da formação cerca de 910 professores-coordenadores dos núcleos pedagógicos das 91 diretorias regionais de ensino.

Oferecido pela ESAF, coordenado pela Escola Fazendária do Estado de São Paulo (Fazesp) e ministrado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo "Paulo Renato Costa Souza" (Efap), o curso tem o objetivo de promover uma construção crítica sobre os direitos e deveres do cidadão, abordando temas como a conscientização da função socioeconômica dos tributos; gestão e controle democráticos dos recursos públicos; vinculação entre educação, o trabalho e as práticas sociais e o exercício da cidadania.

"O curso 'Disseminadores de Educação Fiscal' é de extrema importância porque trata de temas fundamentais para a cidadania e os leva para dentro das comunidades escolares em uma iniciativa inédita na rede estadual", avalia Vera Cabral, coordenadora da Efap.

Segundo Augusto Jeronimo Martini, gestor estadual do curso, a tutoria está sendo realizada por tutores da Fazesp, da Receita Federal e da Secretaria da Educação. Cada professor-coordenador atuará como multiplicador das ações propostas para as escolas de sua região, a fim de transmitir, gradativamente a partir de 2013, os conteúdos aos alunos do Ensino Fundamental de forma transversal e interdisciplinar.